quinta-feira, 23 de agosto de 2007

materia-2

O que é escala 5 na medida dos furacões ?

Um furacão categoria 1 tem as mais baixas velocidades do vento, enquanto um de categoria 5 tem a mais elevada velocidade do vento

Com o aquecimento global muito tem se falado em catástrofes climáticas, principalmente em ciclones extras tropicais e furacões.Mas o que é escala 5 (medida utilizada para medir a intensidade dos furacões ?

O furacão com ventos contínuos de 118 quilômetros por hora, ou mais, foi classificado no início dos anos 70 por Herbert Saffir, engenheiro consultor, e Robert Simpson, então Diretor do National Hurricane Center - USA, que desenvolveram a tabela SAFFIR-SIMPSON, como medida de intensidade de um furacão numa classificação de 1 a 5. O potencial de danos é baseado na pressão barométrica, na velocidade dos ventos e na elevação do nível do mar.

A escala apresenta:Categoria 1 Ventos (km/h): 119 – 153, Categoria 2 Ventos (km/h): 154 - 177 Categoria 3 Ventos (km/h): 178 – 209, Categoria 4 Ventos (km/h): 210 - 249, Categoria 5, em que os ventos chegam a mais de 249.

Mas especialistas garantem que a tabela é relativa, já que tempestades de categoria menor, às vezes podem criar maior dano que categoria mais alta, dependendo do local onde acontece o fenômeno.Tempestades tropicais também podem produzir danos e perda de vida, principalmente devido às inundações .

Materia realcionada: http://radicalonline.blogspot.com/2007/08/materias-1.html

Nenhum comentário: