terça-feira, 4 de setembro de 2007

opinativo


A cidadania e suas fases
Seminário tenta aproximar o tradutor- interprete da sociedade

A cidadania no Brasil de um modo geral para estar sempre pautando as agendas dos candidatos políticos de norte a sul de nosso pais.A cada campanha eleitoral a cidadania norteia a pauta, e vem maquiada em nomes como:inclusão,sociabilidade.Mas na sua grande maioria não passa de planos, e em um segundo momento podendo se tornar plano de governo, mas com um interesse vital para qualquer político, o voto.

Seguindo o raciocínio lógico do modo de se fazer política no pais, é que o tradutor - interprete da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais),vem se qualificando para melhorar os serviços prestados e mostrar que a cidadania não deve ser projeto,e sim, continuidade de qualquer governo.Tentando mostrar sua importância crucial para o processo comunicacional dos surdos e exercer grupos de pressões, para cobrar do poder público seus direitos.Com esse objetivo que será realizado dia 29 de Setembro, o I Seminário de Tradução Interpretação da Língua de Sinais, no auditório Jandir Zonatele, na Universidade Católica de Pelotas

O seminário,tem como objetivo esclarecer a população das duvidas sobre quem é o profissional tradutor- interprete da LIBRAS e a valoração do mesmo no mercado de trabalho. “ Para nós interpretes, o seminário é a oportunidade de externar nosso valor enquanto profissional e fazer com que a sociedade conheça nosso trabalho”, Disse Maite Maus, Interprete da Libras e organizadora do seminário.

Serão abordados assuntos como ética, legislação e a atividade enquanto profissão (já que atividade não é reconhecida como profissão no Brasil) . Inscrições e mais informações na UCPEL, na Escola da Ciências Ambientais ou no local.O valor da inscrição é de cinco reais.
Inscrições e mais informações na UCPEL, na Escola da Ciências Ambientais ou no local.Mais do que um seminário, é uma forma de resistência da cidadania, é enxergar outra cultura, e conhecer outros valores, é instaurar uma novo conceito da cidadania

Nenhum comentário: